Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Escola e Comunidade

Iniciamos nossa caminhada escolar em uma comunidade carente com problemas em comum, era formada basicamente de agricultores, autônomos sobrevivendo da informalidade e de pequenos criadores de animais, sendo a maioria dos moradores, famílias vindas do interior, almejando o progresso.
Atualmente nossa comunidade continua carente, enfrentando vários problemas como: o desemprego, a falta de saneamento básico, moradias pequenas e precárias, dificuldades de locomoção até a escola,  falta de agasalho apropriado para o inverno, muitos contando com caridades vindas da escola, não possuem condições de sustentá-los.
A grande maioria trabalha como operário nas chácaras, ou sobrevivem da reciclagem do lixo e dele propriamente dito. Enfrentamos invasões que forçam a carência no aspecto efetivo e socioeconômico.
Esta realidade interfere diretamente no trabalho da escola, e os faz modificar e questionar nossa prática no dia-a-dia para que possamos atender nossos alunos de maneira mais completa. Trabalhamos a realidade dos nossos aducandos, adequando os conteúdos para o melhor convívio em grupo, onde o respeito, a amizade e o cumprimento de regras são fundamentais ao bom andamento das atividades propostas.
Com esta reflexão sobre costumes e valores, procuramos também, atingir as famílias de nossos educandos, contribuindo assim para que melhore o relacionamento no interior das famílias, e que os pais, valorizam mais a escola, incentivando a aprendizagem de seus filhos.